Com diferenças, a proposta de instalação de corredor de ônibus em pista central de avenida já foi sugerida em Joinville. Há quase duas décadas, implantação de vias exclusivas no centro da Procópio Gomes apareceu em estudo de mobilidade, contratado pela CDL e elaborado por um grupo de arquitetos.

Continua depois da publicidade

Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total

O corredor central na avenida fazia parte de um conjunto de intervenções mais abrangente, envolvendo principalmente o transporte coletivo. A proposta foi apresentada em 2007. Naquele momento, a prefeitura retomava a implantação de corredores de ônibus em outros pontos (João Colin), situação que não tinha a simpatia dos lojistas se não viesse acompanhada de outras melhorias.

O corredor em pista central da Procópio Gomes foi anunciado pela prefeitura de Joinville no mês passado. A via exclusiva para o transporte coletivo fará parte do binário da avenida com a rua Urussanga. As obras estão em andamento, com prazo de 120 dias para a implantação. Será a primeira via de Joinville com corredor de ônibus em pista central. Os ônibus vão acompanhar o futuro sentido da Procópio, com fluxo em direção à zona Sul.

O estudo contratado pelo CDL sugeria uma reorganização do transporte coletivo na área central, com adoção de tecnologias, inclusive na bilhetagem, novas linhas e alterações na estrutura viária como novas pontes e ligações. A qualificação do Centro foi incluída, com melhorias também para ciclistas e pedestres e instalação de novo mobiliário. O binário da Urussanga com a Procópio fez parte da série de propostas de intervenções no trânsito.

Continua depois da publicidade

No caso da Procópio, a avenida ganharia canaleta central, com duas faixas –  que permitiria os ônibus transitarem simultaneamente nos dois sentidos. No futuro, a caneleta também poderia ser usada por veículos leves sobre trilhos (VLTs). O estudo não foi utilizado à época.

Reforma de ginásio em Joinville terá demolição parcial

Em obras há dez anos, duplicação da BR-280 em SC ainda está na metade

Qual a posição de Joinville no ranking do emprego em 2024

Ponte de Guaratuba dá largada para principal fase das obras

Nem era para ser muito tempo…

Prefeitura de Joinville vai à Justiça contra decisão de ministério

Início das obras na Serra Dona Francisca tem estimativa de prazo