Um “estúdio” será preparado nesta semana por residencial de idosos de Joinville para permitir o contato virtual com os familiares. A iniciativa, em parceria proposta por empresa de tecnologia, vai permitir conversas online (lives) constantes pela internet. “Os idosos também vão aprender neste mundo virtual uma maneira de se encontrar, de se falar”, afirma o padre Ivam Maciescki, administrador do Ventura Residence.

Continua depois da publicidade

​Em site especial, saiba tudo sobre coronavírus

Hoje, há contatos de parte dos idosos com familiares por meio de videochamadas, com celulares da instituição. O espaço para as lives será uma forma de levar a interação para mais pessoas.

A instituição, com 77 idosos, começou a adotar as medidas de isolamento de prevenção ao coronavírus há mais tempo, antes dos decretos governamentais. A visita dos familiares está proibida e moradores que deixarem o residencial não podem retornar. Também foram adotados novos procedimentos para atendimento médico dentro dos lares e os funcionários atendem a uma série de regras de prevenção.

Mais atividades estão sendo planejadas no período de isolamento. “Estamos buscando novas ideias, mais criativas, para envolvê-los, tudo para que a vida continue sem angústia”, diz o padre Ivam. A preparação para a Páscoa está no roteiro de ações do residencial.

Continua depois da publicidade