A prefeitura de Joinville já fez recomendação de utilização de máscaras por toda a população e não deve passar disso: não está em análise, neste momento, determinar a utilização obrigatória, como já ocorreu em outras cidades. A possibilidade só será analisada depois que a oferta dos equipamentos estiver disponível para os moradores, inclusive para quem não tem condições de comprar.
Continua depois da publicidade
Em site especial, saiba tudo sobre coronavírus
Além disso, já está valendo a obrigatoriedade, determinada pelo governo do Estado, de uso das máscaras de tecido pelos trabalhadores de atividades econômicas autorizadas a funcionar. A portaria foi publicada na quinta-feira.
O decreto de Joinville de estímulo ao uso das máscaras pelos moradores, publicado na segunda, aborda também a fabricação caseira dos equipamentos, com tecido. Já as máscaras cirúrgicas devem ser reservadas para os profissionais na linha de frente contra o coronavírus. O decreto cita ainda a distribuição das máscaras de forma gratuita para quem não quem não tem recursos, mas a possibilidade está condicionada ao estoque de produto.
É justamente essa meta agora, ampliar os estoques. Há iniciativas de compra e fabricação de máscaras, como a campanha da Acij, por exemplo, e de busca de doações. Se a oferta das máscaras crescer, aí sim a prefeitura poderá analisar a obrigatoriedade.
Continua depois da publicidade