Joinville montou plano de contingência com capacidade de oferta de até 160 leitos de UTI para internação, em caso de necessidade, por infecção pelo coronavírus. A cidade tem dois casos confirmados, mas nenhum deles precisou de internação – os pacientes estão em casa, em isolamento.

Continua depois da publicidade

Em site especial, saiba tudo sobre coronavírus

Hoje, são 99 leitos de UTI nas redes pública e privada já possíveis de ser usados para eventuais internações pelo coronavírus. De acordo com a Secretaria de Saúde de Joinville, há vagas ociosas e parte dos pacientes internados por outras causas poderiam ser transferidos para setores de cuidados semi-intensivos. No Hospital Municipal São José, por exemplo, onze dos 30 leitos de UTI já podem ser destinados a eventuais pacientes com coronavírus.

A capacidade de atendimento está chegando a 160 leitos porque mais alas estão sendo preparadas. “E nosso plano é ampliar ainda mais, estamos concluindo o planejamento”, diz o secretário de Saúde, Jean Rodrigues da Silva. Em gravação feita hoje, o prefeito Udo Döhler reafirmou que Joinville está preparada, caso houver uma “dimensão maior” do coronavírus. “Mas o mais importante nesse momento é manter a tranquilidade, não há nenhuma razão para que se instale o pânico”, afirmou.

Continua depois da publicidade