O prefeito de Joinville, Udo Döhler, está reclamando do que considera falta de diálogo do governo do Estado com os administradores municipais em relação às medidas de enfrentamento do coronavírus. Udo também reforça a defesa da flexibilização da suspensão do transporte coletivo, com retomada ainda que parcial da atividade.

Continua depois da publicidade

“O diálogo do governo estadual com os prefeitos tem sido inexistente. No caso do transporte, é preciso o bom senso. Com a volta de atividades, como o comércio, há pessoas que têm que se empilharem em vans e automóveis para ir trabalhar. Não seria melhor a volta dos ônibus, com todos os cuidados e fiscalização?”, defende o prefeito, citando que apenas parte da frota poderia ser liberada.

Udo diz que a prefeitura de Joinville reforçou a recomendação de uso de máscaras, com obrigatoriedade em determinadas situações. “Claro que as medidas de prevenção têm de continuar, assim como o isolamento dos grupos de risco. No caso do transporte coletivo, todos os cuidados devem ser retomados, como janelas abertas, higienização, entre outras. Se as regras não forem cumpridas, que o veículo seja retirado de circulação”.

Pelas estimativas da prefeitura, as indústrias em Joinville estão operando com 30% da capacidade. Com a volta do comércio, há expectativa de retomada gradual do movimento econômico, com maior demanda por transporte. “É possível fazer uma flexibilização cuidadosa, os ônibus têm maior facilidade para a fiscalização”, alega.

​​​​​​​Em site especial, saiba tudo sobre coronavírus

Continua depois da publicidade