A Secretaria de Saúde de Joinville quer testar 12 mil pessoas de forma aleatória para montar o perfil populacional do coronavírus na cidade. O objetivo é apurar com mais exatidão a incidência da doença na cidade. O início da testagem está condicionado à chegada dos lotes de testes rápidos comprados pela secretaria. Os testes de pessoas com sintomas, além de outros grupos, vai continuar normalmente.

Continua depois da publicidade

Há expectativa de chegada de 18 mil testes rápidos até de 20 de maio. Os outros 17 mil unidades devem ser entregues em junho. Até agora, foram aplicados 1,2 mil exames, sempre em pessoas com sintomas da doença – foram confirmados 245 casos até quinta-feira. Na terça, começam a ser examinados servidores da saúde, segurança e salvamento que apresentaram sintomas.

A escolha dos 12 mil moradores será aleatória, independentemente de apresentarem ou não sintomas do coronavírus. Os escolhidos serão convidados por telefone e haverá um agendamento prévio para a realização do exame. A escolha vai atender a critérios de proporcionalidade entre faixas etárias, sexo e bairros. Com os dados, serão definidos os próximos passos de enfrentamento da pandemia. Também será possível avaliar a eventual subnotificação do coronavírus – existência de casos que entram nas estatísticas oficiais.

​​​​Em site especial, saiba tudo sobre coronavírus

Continua depois da publicidade