Os pacientes com diagnóstico de coronavírus e os casos suspeitos serão monitorados por aplicativo em Joinville. O dispositivo está sendo preparado pela Secretaria de Saúde de Joinville e deverá estar disponível na internet assim que iniciar a aplicação dos 16 mil testes rápidos comprados pela prefeitura. A primeira etapa de realização dos exames começa em 23 de abril, com os profissionais da saúde e de segurança submetidos aos testes.
Continua depois da publicidade
Em site especial, saiba tudo sobre coronavírus
Hoje, a Saúde acompanha os pacientes em isolamento domiciliar por meio de telefonemas. Permanece em casa quem não apresenta quadro mais preocupante – quando há maior gravidade, é feita a internação (atualização de terça-feira apontava oito internados em hospitais, sendo quatro em UTI). Pelo telefone, o paciente vai informando o estado de saúde.
Com o aplicativo, mais informações poderão ser fornecidas, além da possibilidade de monitorar um número maior de pessoas: a secretaria tem a avaliação de insuficiência de equipes para fazer o acompanhamento pelo telefone em caso de aumento no número de casos. O aplicativo não será utilizado para acompanhar eventual deslocamento das pessoas cadastradas.
Continua depois da publicidade