Joinville abriu processo de compra 36 mil testes rápidos para detecção do coronavírus, com resultado em até 30 minutos. O material está previsto em edital de compras emergenciais lançado agora, junto com outros produtos (maioria de equipamentos de proteção individual). As propostas devem ser apresentadas pelos fornecedores interessados o dia 31 de março (informações oficiais estão disponíveis no site da prefeitura de Joinville).
Continua depois da publicidade
Em site especial, saiba tudo sobre coronavírus
Os testes rápidos serão para utilização pela Secretaria de Saúde de Joinville e pelo Hospital Municipal São José. Na quarta ou quinta-feira, a pasta deverá informar os critérios de aplicação dos exames. Em princípio, será para aplicação em trabalhadores da linha de frente da saúde e os grupos de risco. Estão sendo adquiridos testes rápidos em duas modalidades: para apurar se a infecção é recente ou se o examinado já teve o coronavírus.
Será a primeira compra desse tipo de teste pelo município. Além dos testes em processo de compra pelo município, a secretaria aguarda pela chegada dos testes a serem distribuídos pelo governo federal. A expectativa é de fornecimento pelo Ministério da Saúde ainda nesta semana.
Até o momento, a cidade tem nove casos de coronavírus confirmados pelo governo do Estado. O edital do chamamento prevê ainda a compra de mais de 5 milhões de luvas, 204 mil aventais de proteção, 357 mil máscaras, além de álcool gel, sabonete líquido e óculos de proteção. A secretaria tem encontrado dificuldade para atender a demanda de equipamentos de proteção e prioriza a distribuição onde há maior necessidade.
Continua depois da publicidade