Por meio de portaria, a Secretaria de Saúde de Joinville tornou obrigatória a comunicação dos resultados dos testes rápidos e de outras modalidades de diagnóstico do coronavírus. Os hospitais privados, além da rede pública, já vinham repassando as informações: a norma é para oficializar a obrigação, inclusive para farmácias, caso venham a aplicar os testes em Joinville. Nesta semana, o procedimento foi autorizado pela Anvisa.
Continua depois da publicidade
A secretaria considera as informações sobre os testes, incluindo os resultados negativos, como forma de acompanhar a evolução da pandemia na cidade. A Saúde vai abrir uma plataforma para o registro das informações, a ser usada por todos os estabelecimentos de aplicação dos testes. Em caso de descumprimento, a empresa poderá ser punida por infração de “natureza sanitária”. A portaria entra em vigor nesta segunda-feira.
Joinville tem 173 casos de coronavírus, com três mortes confirmadas pela Secretaria de Estado da Saúde. São 18 pacientes internados e 38 recuperados. A aplicação de testes está crescendo nos últimos dias, mas a testagem em massa ficou para o final do mês.
Em site especial, saiba tudo sobre coronavírus
Continua depois da publicidade