Com intenção de reforçar o cumprimento das medidas de enfrentamento da pandemia, Joinville coloca na rua a partir da próxima quinta-feira as patrulhas anti-coronavírus. A meta é manter 20 equipes nas ruas fazendo a fiscalização diariamente de estabelecimentos, com poderes até de interdição. Decreto publicado nesta quinta-feira pelo governo Udo detalhou a operação das patrulhas. As polícias Civil e Militar têm feito operações de fiscalização, inclusive com interdições.
Continua depois da publicidade
Além do pessoal da Secretaria de Saúde, fiscais da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente vão compor as equipes. Em Joinville, a pasta do Meio Ambiente conta com boa parte da estrutura de fiscalização do município, inclusive de posturas. Quem vier dessa pasta, também será autoridade sanitária, conforme o decreto.
A partir de quinta, as equipes vão fiscalizar o uso de máscaras de proteção, normas de distanciamento físico, atendimento das regras de prevenção em estabelecimentos autorizados a funcionar, eventuais aglomerações, entre outras situações envolvendo a prevenção ao coronavírus nos estabelecimentos.
A atuação das patrulhas vai atender a uma escala. Em uma primeira vistoria, será feita a orientação sobre o que deve ser feito para atender às normas. Se for o caso, pode ser aplicada advertência. Se o descumprimento se mantiver em uma segunda visita, aí o estabelecimento será interditado por 48 horas. Caso as irregularidades de repitam na terceira vistoria, aí a interdição poderá ser estendida ao período de vigência da situação de emergência em Joinville por causa do coronavírus.
Em site especial, saiba tudo sobre coronavírus
Continua depois da publicidade