O planejamento da Secretaria de Saúde de Joinville é de testar pelo menos 60 mil pessoas em até 90 dias para a detecção do coronavírus. A meta inclui também a testagem a ser realizada pela iniciativa privada, inclusive pelas empresas que compram os testes para aplicação em funcionários.
Continua depois da publicidade
Até agora, foram realizados perto de 800 exames em Joinville. A cidade tem 132 casos confirmados de coronavírus, com três mortes e 34 pacientes recuperados (sem mais apresentar sintomas). A secretaria está iniciando a realização de testes rápidos e PCR (mais complexos). São 1,8 mil unidades recebidas do governo do Estados, outras 400 doadas por entidades empresariais e 6 mil compradas pela própria secretaria.
Até o dia 16 de maio, chegam os 18 mil testes rápidos adquiridos no início de abril. Nesse caso, os trabalhadores das áreas de saúde, segurança e salvamento são prioridade, inclusive quem está afastado. Em junho, mais um lote de testes rápidos comprados pela secretaria municipal chega a Joinville. O prazo é de 90 dias é limite, a Saúde acredita em alcançar a meta dos 60 mil testados antes.
Nota técnica divulgada nesta segunda-feira define os critérios de quem será testado, com procedimentos detalhados sobre quem apresenta sintomas e quem é assintomático. Os protocolos de notificação estão descritos no documento.
Em site especial, saiba tudo sobre coronavírus
Continua depois da publicidade