Em ação apresentada no final da tarde de quarta-feira, as duas empresas do transporte coletivo de Joinville tentam liminar para voltar a circular na cidade. O serviço foi suspenso em 19 de março, atendendo a decreto do governo do Estado de restrição a determinadas atividades econômicas, em prevenção ao coronavírus. A medida foi aplicada em todo território catarinense, incluindo o transporte intermunicipal.

Continua depois da publicidade

​​​​​​​​​Em site especial, saiba tudo sobre coronavírus

Apenas linhas para transporte de trabalhadores em saúde estão ativas em Joinville. A última prorrogação foi estendida até domingo, mas ainda não sinalização do governo do Estado de que haverá permissão da retomada a partir de segunda-feira. O Estado deve se manifestar sobre o tema neste final de semana.

O pedido de liminar feito por Gidion e Transtusa está em análise na 2ª Vara da Fazenda Pública de Joinville, sem decisão até as 16h. A tentativa é de retomada da circulação, ainda que parcial, e submetida aos cuidados de prevenção ao coronavírus. No final do mês passado, em negociações com a prefeitura de Joinville, foi estudada a flexibilização, com autorização para a volta de 20% dos ônibus, a serem usados no fretamento (ramo do transporte liberado) para deslocamento de trabalhadores. Mas a proposta não foi adiante. O transporte coletivo mantém dois mil empregos direto em Joinville.

Continua depois da publicidade