A aplicação dos testes rápidos foi adiada para a próxima semana devido ao atraso na entrega dos materiais, mas nesta quinta-feira pela manhã começa a aplicação de testes PCR em maior escala em Joinville. Serão 200 exames disponíveis no centro de triagem instalado na Associação Atlética Tupy. A Secretaria de Saúde de Joinville tem outros 3 mil testes PCR comprados pela própria pasta, também a ser aplicados no centro de triagem. Esse tipo de exame é mais complexo do que os testes rápidos.

Continua depois da publicidade

Até hoje, foram utilizados perto de 700 testes PCR (sigla em inglês para o processo químico realizado pelo exame) em Joinville. Foi por dessa testagem, aplicadas em pacientes com sintomas mais graves, que foram descobertos os 100 casos confirmados até agora pelo Secretaria de Estado da Saúde – a secretaria municipal aponta número maior.

A informação inicial era de que a aplicação do novo lote de PCR iniciaria somente na segunda-feira, mas, na sequência, foi confirmada a testagem a partir desta quinta. Os exames foram cedidos pela Acij e Fiesc à Secretaria de Saúde de Joinville. Na semana que vem, testes comprados por entidades empresariais serão aplicados em trabalhadores.

Os testes PCR no centro de triagem só serão aplicadas em pessoas que passarem por avaliação inicial. Os 18 mil testes rápidos serão utilizados em trabalhadores da saúde, segurança e salvamento. O segundo lote, também de 18 mil unidades, será para a testagem da população em geral.

​​Em site especial, saiba tudo sobre coronavírus

Continua depois da publicidade