* Atualização: a Secretaria de Saúde de Joinville pretendia comprar 36 mil testes rápidos, mas, por questões técnicas, confirmou a aquisição de 18 mil. O texto foi atualizado.
Continua depois da publicidade
A Secretaria de Saúde de Joinville começa a aplicação de testes rápidos para a detecção do coronavírus no próximo dia 23. Os trabalhadores das áreas de saúde, segurança e salvamentos serão os primeiros grupos a serem submetidos aos exames. A escolha foi pela condição de estarem na linha de frente do enfrentamento da pandemia.
Em site especial, saiba tudo sobre coronavírus
Nos dias seguintes, será a vez dos trabalhadores desses setores, mas neste momento afastados devido aos sintomas de gripe. Daí em diante, conforme a disponibilidade de exames, será a vez de pacientes em geral realizarem os testes, com prioridade para quem sintomas mais agudos. Os testes convencionais, responsáveis pela detecção dos casos confirmados até agora em Joinville, continuarão sendo realizados, dependendo da capacidade de atendimento da demanda pelo Estado.
Nos próximos dias, será definido o modelo de realização dos testes, principalmente o local – se em postos de saúde ou na central de triagem, por exemplo. A secretaria queria o início da aplicação dos testes ainda nesta semana, mas o fornecimento dos 18 mil testes comprados recentemente não tem como ser realizado de forma imediata. Os contratos de compra foram assinados nesta quinta-feira (2). A secretaria está preparando a compra de mais testes rápidos.
Continua depois da publicidade
A testagem em maior escala pode ser antecipada em Joinville se chegarem nos próximos dias mais testes rápidos enviados pelos governos federal e estadual. Até agora, vieram 400 testes rápidos, a serem utilizados na rotina, em quantidade que não permite a montagem de uma estratégia.