Joinville terá uma campanha de distribuição e incentivo ao uso de máscaras como forma de prevenção ao coronavírus. A mobilização “Máscara para Todos” está sendo montada na Associação Empresarial de Joinville (Acij), com participação do Núcleo de Mulheres Empreendedoras da entidade, e terá o apoio da prefeitura de Joinville. Na semana passada, o Ministério da Saúde começou campanha de incentivo à produção caseira de máscaras.
Continua depois da publicidade
A iniciativa em Joinville leva em conta que a prioridade é o fornecimento dos equipamentos ao pessoal da saúde e demais envolvidos na linha de frente contra a pandemia em Joinville. Esse fornecimento se manterá como prioritário. Já há doações de entidades empresariais para essa demanda. A campanha quer a extensão do uso das máscaras para a população, em modelos mais simples na comparação com os equipamentos utilizados pelas equipes de saúde.
Em site especial, saiba tudo sobre coronavírus
O presidente da Acij, João Martinelli, lembra que uso de máscaras é massivo em determinados países do mundo, além de o uso inspirar outros cuidados, como não levar a mão ao rosto enquanto enquanto utiliza a proteção, por exemplo. “Vamos ajudar a conscientizar a população”, diz Martinelli.
Udo Döhler se diz favorável à iniciativa como forma de prevenção. "Estamos juntos", diz. O prefeito de Joinville mantém a defesa do retorno gradativo à normalidade, com a manutenção do isolamento dos grupos de risco e de outras medidas de prevenção ao coronavírus. Em Joinville, a prefeitura tem acompanhado as determinações do governo do Estado.
Continua depois da publicidade
Os detalhes da iniciativa ainda estão sendo definidos, com possibilidade de a entidade empresarial fazer a compra da matéria-prima para fabricação pelas confecções e posterior distribuição à população – já há empresas fazendo a produção de máscaras, antes mesmo do surgimento da ideia da campanha. O formato da divulgação também está em discussão. Nesta semana, a campanha deverá ter as diretrizes definidas.