A Secretaria de Saúde de Joinville quer começar nesta quarta-feira, enfim, a ampliação da testagem do coronavírus na cidade. Um lote de 2 mil testes rápidos será utilizado em funcionários da saúde, segurança e salvamento que foram afastados do trabalho por causa de sintomas de gripe e não apresentaram mais os sintomas nas últimas 48 horas, isto é, estão assintomáticos.

Continua depois da publicidade

Os exames serão realizados na unidade de saúde do servidor, no Bucarein. Além dos exames feitos na rede e em hospitais privados, a secretaria também está fazendo testagem no centro de triagem instalado no bairro Boa Vista. Desde março, quando começou a epidemia de coronavírus, foram realizados 1,3 mil testes em Joinville, conforme o registro da Saúde.

As etapas seguintes de ampliação da testagem vão depender da chegada dos testes. Um lote de 18 mil unidades comprado no final de março só deverá estar disponível em 20 de maio. O outro lote, de 17 mil unidades e também comprado pela Secretaria de Saúde de Joinville, deve chegar em junho. Mais adiante, está no planos testar, entre outros grupos, 12 mil moradores de Joinville de forma aleatória.

Continua depois da publicidade