As medidas de enfrentamento do coronavírus fizeram disparar as ligações da Polícia Militar em Joinville e região. Dos 3 mil telefonemas até às 19h desta quinta-feira pela PM, em torno de 70% tinham relação com as providências de prevenção, principalmente denúncias de desrespeito às restrições impostas pelo poder público. Os dados são de Joinville e das demais sete cidades de abrangência da 5ª Região de Polícia Militar. A Polícia Civil também se envolveu na fiscalização do cumprimento das determinações envolvendo a pandemia.

Continua depois da publicidade

Em site especial, saiba tudo sobre coronavírus

A procura pela PM cresceu em relação aos demais dias. Uma fatia expressiva das denúncias em Joinville e região foi sobre estabelecimentos abertos que não se encaixariam nos segmentos permitidos pelo decreto do governo do Estado – a liberação se concentrou em serviços essenciais. Houve também procura por causa de dúvidas sobre a quarentena. Na verificação nas ruas, foram feitas 15 notificações. A fiscalização da PM vai continuar, inclusive sobre o cumprimento das novas medidas de restrição determinadas ontem pelo Estado.

ATUAÇÃO DA POLÍCIA CIVIL

A Polícia Civil também atuou na fiscalização. Em nota, foi informada a vistoria em 12 estabelecimentos em Joinville, com cinco deles flagrados em funcionamento. O material divulgado à imprensa relata que policiais civis podem determinar o fechamento de estabelecimentos que não tenham atividades essenciais previstas no decreto do governo do Estado. A averiguação pelos policiais civis nas ruas vai continuar. As denúncias para a Polícia Civil podem ser feitas pelo telefone 181.

Continua depois da publicidade