O contrato da fiscalização eletrônica de Joinville foi prorrogado pelo Detrans com a empresa contratada em 2015 por mais seis meses. Assim, se estende até março de 2020, em aditivo permitido pelo contrato.

Continua depois da publicidade

Os valores a serem pagos pela locação e manutenção dos radares não foram alterados. O sistema conta com cerca de 100 aparelhos espalhados pela cidade. Em 2020, deve ser realizada nova licitação.

Das 104 mil multas aplicadas pelo sistema municipal no primeiro semestre de 2019, 74% foram registradas por meio dos radares. As demais notificações foram feitas pelos agentes de trânsito.

O departamento municipal de trânsito chegou a estudar nova redução no número de radares –  como a ocorrida no final do ano passado – por causa da queda na receita com as multas. Mas o número de equipamentos não será alterado.

No mês passado, foi retomado o convênio de trânsito com o governo do Estado, o que poderá trazer mais receita para o Detrans porque as multas pagas por meio do sistema estadual volta a ser repassado para o município. No entanto, a quantia em torno de R$ 20 milhões retida entre 2017 e 2019 ainda não foi repassada.

Continua depois da publicidade

Tem de mexer

Terá de ser mexido novamente o zoneamento da área do complexo penitenciário de Joinville. Uma parte da nova cadeia feminina, em construção, está fora do setor especial de interesse de segurança, criado depois da LOT para permitir a ampliação e reforma do Presídio Regional. Agora, terá de mexer de novo. O governo do Estado quer tratar do tema com a Prefeitura.

Mais um tempo

A instalação das novas redes de água na rua Blumenau, prevista para ocorrer em paralelo com as obras de requalificação (iniciadas no mês passado), ainda não começou. Neste momento, a companhia está convocando a terceira colocada na licitação para ver se tem interesse nas obras. Houve rescisão do contrato com a primeira colocada e a outra empresa não foi habilitada.

Curta

Faixa viária

Richard Harrison (MDB) apresentou projeto para tentar transformar a rua Frederico Hubner em faixa viária. Se passar, a via do bairro América poderá ter mais possibilidades de ocupação.

De volta

Depois de adequação no projeto da ponte, as obras de asfaltamento da Estrada Rio do Morro estão de volta nesta semana. As chuvas de fevereiro mostraram a obrigação de erguer a ponte, senão havia risco de alagamento.

Continua depois da publicidade

A instalação das estacas da ponte levou à interdição da rodovia nas proximidades da BR-280. A restrição ao trânsito deve levar 45 dias – há indicação de desvio. A maior parte da estrada entre a zona Sul de Joinville e a BR-280, em Araquari, já está asfaltada. A conclusão deve ocorrer entre dezembro e janeiro.

Ainda não é assinante? Assine e tenha acesso ilimitado ao NSC Total, leia as edições digitais dos jornais e aproveite os descontos do Clube NSC.