A prefeitura de Joinville prorrogou o contrato com a Fipe para a consultoria da licitação do transporte coletivo. A ampliação do prazo é um indicativo de que a preparação para a concorrência vá levar mais tempo, ainda que esteja mantido o planejamento de lançar o edital nos próximos meses. Decisão do Tribunal de Justiça de 2019 determinou prazo de quatro anos para a realização da inédita licitação dos ônibus em Joinville. Portanto, o intervalo se esgota neste ano (até setembro).

Continua depois da publicidade

Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp

A Fipe foi contratada em abril do ano passado para elaboração da modelagem do futuro sistema de transporte coletivo, além do edital da licitação e acompanhamento da concorrência e do início da operação. O contrato de R$ 3,3 milhões, com dispensa de licitação, previa execução dos serviços em até 12 meses. A prorrogação assinada nesta quinta-feira prevê mais onze meses, com duração até março de 2024. O maior prazo do contrato da consultoria seria uma medida de precaução, para garantir o acompanhamento até o início da operação do novo sistema.

Neste momento, dois projetos considerados fundamentais para o lançamento da licitação estão em análise na Câmara de Vereadores. As duas propostas não tratam diretamente da concorrência, mas simplificam e padronizam as diferentes leis municipais sobre o transporte público. Após a análise das propostas em tramitação há 40 dias, a prefeitura pretende concluir a minuta do edital e realizar audiências públicas.

Joinville perde 41% da água produzida; meta é reduzir para 25% em dez anos

Continua depois da publicidade

Praça provisória em Joinville começa a ser instalada na próxima semana

Licitação ainda não tem vencedor e início de obra da Ponte Joinville pode levar mais tempo

Macrodrenagem de dois rios na zona Sul de Joinville ainda distante

Contorno de São Francisco do Sul recebe licença e retomada fica mais perto

Novas câmeras em Joinville podem “auxiliar” no trânsito; equipamentos não multam