A primeira etapa do parque Porto Cachoeira, em Joinville, será bancada com recursos de parte do empréstimo com o BID, contratado em 2017, e repasse da Cosip para a rede de iluminação. As obras, com contrato assinado com a Construtora Fortunato, vão custar R$ 4,37 milhões, com fatia de R$ 940 mil para a iluminação. Os trabalhos devem iniciar nos próximos meses. A execução terá um semestre para ficar pronta, a partir da ordem de serviço. Joinville discute o parque linear no rio Cachoeira desde os anos 90.

Continua depois da publicidade

Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total

A etapa contratada será implantada no entorno do antigo cais do porto, que funcionou até meados do século passado. O parque, com obras nas ruas Santos, Cais Conde D’Eu, Ricardo Stamm Gomes e continuação da Urussanga, será integrado ao Mercado Público Municipal e ao Moinho Joinville. Serão instalados passeios, paisagismo, mobiliário urbano, iluminação pública e pavimentação.

A primeira etapa do parque linear era prevista para o trecho da Beira-rio entre as ruas Max Colin e Itaiópolis, com obras no entorno das avenidas Hermann Lepper e José Vieira (Centreventos), mas houve rescisão contratual antes do início das obras. A alegação foi priorizar a etapa do Mercado Público e Moinho Joinville. O projeto do parque Porto Cachoeira tem uma série de outras etapas, mas não há fonte de recursos definida – está sendo tentado novo empréstimo internacional.

Continua depois da publicidade

Cinco cidades do Norte de SC têm planos para alargamento de praias

Tubulação terá de mudar de lugar antes de novo binário em Joinville

Hayek e Thatcher entram em discurso de posse do prefeito de Joinville

Câmara de Joinville reelege presidente e repete unanimidade

Ponte entre duas praias de SC que pode “encurtar” trajeto de 35 km ainda sem previsão de obras

Dez desafios para Adriano Silva para o início do segundo mandato em Joinville

Avenida dupla, VLT e parque: o que foi proposto para a ferrovia em Joinville há 15 anos