A licitação para a contratação dos estudos ambientais para o Corredor Litorâneo Norte, a rodovia projetada paralela à BR-101, atraiu empresas interessadas, com apresentação de propostas, e agora será a vez de análise da documentação. Se a concorrência for homologada até novembro, há chance de autorização do início do trabalho ainda neste ano. A execução terá dois anos de contrato. A estrada paralela à rodovia federal está sendo planejada como forma de desafogar a BR-101. Não há ainda fonte prevista para bancar as obras.
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Os estudos ambientais em contratação são para o segmento entre Joinville e Itajaí, com 90,5 km de extensão. O Corredor Litorâneo Norte completo tem 144 km, entre Joinville e o Contorno Viário da Grande Florianópolis. O governo do Estado decidiu selecionar o segmento parcial porque é o mesmo trecho que já conta os projetos executivos contratados, em iniciativa, nesse caso, da administração estadual anterior – que, por sua vez, selecionou o traçado entre Joinville e Itajaí por ser o mais movimentado.
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Com a contratação dos estudos ambientais, há chance de iniciarem os projetos executivos dos quatro lotes. Até agora, não houve autorização para a começo dos trabalhos dos projetos. A diretriz é para que a rodovia tenha seis pistas, três para cada sentido. Em 2022, o custo da rodovia foi estimado em R$ 6 bilhões. Atualização recente, feita por consultoria e divulgada em reunião da Fiesc, apontou estimativa de R$ 9,2 bilhões, levando em conta os 144 km, desapropriações, entre outras despesas.
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