A contratação de consultoria para a preparação da concorrência do transporte coletivo em Joinville não é inédita. Há mais de uma década, em 2010, a prefeitura também contou com empresa para colaborar na futura licitação. Agora, o governo Adriano Silva contratou a Fipe para a modelagem do transporte coletivo, inclusive preparação da licitação, a ser concluída em 2023.
Continua depois da publicidade
> Por R$ 3,7 milhões, Joinville contrata consultoria para licitação do ônibus
> Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp
No governo Carlito Merss (2009-2012), o trabalho da consultoria foi concluído e a prefeitura chegou a elaborar uma minuta do edital de concorrência do ônibus. A licitação vinha sendo preparada porque o contrato de concessão venceria em 2014. O governo Udo Döhler assumiu em 2013 questionou o reconhecimento, pela administração anterior, da dívida da prefeitura com as empresas por causa da defasagem de planilha.
O reconhecimento da dívida acabou confirmado na Judiciário, em decisão mantida pelo Tribunal de Justiça em 2019, na mesma sentença na qual foi determinado prazo de quatro anos para a realização da licitação, a se encerrar, portanto, em 2023. No entanto, com a alegação de disputa judicial, que até chegou a suspender o andamento da licitação entre abril de 2015 e junho de 2018. Dessa forma, a concorrência não andou e o trabalho da consultoria contratada em 2010 não foi utilizado.
Continua depois da publicidade
> Joinville faz testes para reduzir resíduos na rede de drenagem
> Joinville prepara revisão da lei sobre regras urbanas, em vigor há cinco anos
> “Cinturão” digital em Joinville analisa convênio para câmeras de leitura de placas
> Plano prevê obras da nova estação de água de Joinville em 2023
> Águas de Joinville e MP assinam acordo sobre monitoramento