Paradas há mais de dez anos, as obras do contorno ferroviário de São Francisco do Sul têm possibilidade de retomada até o final do ano ou início de 2024. O DNIT tem plano de lançar o edital de licitação para a contratação da empreiteira até 23 de maio. O Orçamento da União de 2023 prevê R$ 54 milhões para a implantação do ramal, montante suficiente para o reinício dos trabalhos. O contorno ferroviário de Joinville não tem previsão orçamentária, sem possibilidade, portanto, de retomada das obras a curto ou médio prazos.

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A construção do contorno de São Francisco do Sul parou em 2011 pelo mesmo motivo da obra em Joinville: foi preciso fazer a revisão do projeto, com custo adicional em obras sem possibilidade de inclusão no contrato. Em São Francisco, a ferrovia é de acesso ao porto. O novo ramal mantém a ligação com o terminal portuário, mas vai acompanhar o contorno da duplicação da BR-280.

Neste momento, o DNIT está fazendo a atualização do orçamento da obra, além da renovação do licenciamento ambiental. No ano passado, a estimativa de custo do contorno de São Francisco do Sul era de R$ 225 milhões. Para o contorno de Joinville, a expectativa é R$ 450 milhões para a conclusão das obras. A obra em São Francisco entrou entre as reivindicações do governo Jorginho Mello junto ao governo Lula, em lista entregue no mês passado.

Há uma mobilização, iniciada na década passada, para incluir as obras de Joinville no contrato de renovação da concessão da Malha Sul, com execução pela concessionária como contrapartida. O novo contrato deve ser assinado até o final do ano, mas não há garantia de que o contorno seja incluído. O objetivo do novo traçado é retirar a passagem dos trens de carga da área urbana da cidade.

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