A construção do contorno ferroviário de Joinville está estimada em R$ 408 milhões, conforme planilha de investimentos montada pelo DNIT para envio ao Ministério da Economia. Após a elaboração de novo projeto, agora em fase final de revisão, o governo federal pretende lançar o edital para contratação de empreiteira até o final de outubro, caso sejam resolvidas pendências envolvendo o licenciamento.

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O cronograma prevê reinício das obras em março de 2020. Para o contorno de São Francisco do Sul, a previsão é de custo de R$ 184 milhões, também com intenção de lançar o edital em outubro. As duas obras pararam em 2011 por causa da necessidade de revisão do projeto. Nas novas planilhas sobre estimativas de custos, não há informações se as quantias incluem os gastos com desapropriações.

Em 12 bairros

O contorno de Joinville tira os trens de carga da área urbana, hoje um ramal de quase 9 km de extensão com 14 passagens de nível de grande movimentação de veículos. A linha usada para movimentação de cargas no Porto de São Francisco do Sul (embarque e desembarque) atravessa 12 bairros das zonas Sul e Oeste de Joinville. A discussão sobre a retirada dos trilhos vem desde os anos 90.

O que resta da mata

O mapeamento feito para o Plano Municipal de Conservação da Mata Atlântica (PMMA) apontou 68,4 mil hectares de áreas remanescentes de mata atlântica em Joinville. Assim, 60,87% do município é coberto pelo bioma. Mas a área de mata atlântica apurada pelo PMMA, até por ter sido utilizadas diferentes escalas de mapeamento, é menor do que aquela descrita no MapBiomas, de 77,6 mil hectares.

Relembre: Com novo prazo, contorno ferroviário de Joinville deve ser concluído quase dez anos depois da previsão inicial

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