O contorno ferroviário de Joinville vai continuar sem previsão de investimentos pelo governo federal. Na proposta do Orçamento da União para 2022, enviada ao Congresso Nacional nesta semana pelo Executivo, mais uma vez não há reserva de recursos para as obras, paralisadas desde junho de 2011. Até há possibilidade de inclusão por meio de emenda, mas improvável porque nem rubrica para a obra está prevista. Mesmo que houvesse dinheiro, a retomada em 2022 seria improvável porque há pendências a serem resolvidas, como conclusão do licenciamento ambiental, entre outras.
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O contorno ferroviário foi previsto para retirar a passagem dos trens de carga da área urbana de Joinville. O contorno de São Francisco do Sul, também com obras paradas e sem previsão de recursos, tem a mesma função, além de acompanhar o futuro novo traçado da BR-280 em São Francisco do Sul.
O DNIT quer a retomada e sugeriu ao Ministério da Infraestrutura a inclusão de R$ 180 milhões no orçamento de 2022. O montante não é suficiente para a execução de toda a obra, seria o possível a ser utilizado em um ano. Mas o pedido não foi incluído na proposta orçamentária.
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O Ministério da Infraestrutura vem alegando que obras ferroviárias na região Sul, inclusive em Joinville e São Francisco do Sul, podem ser incluídas na antecipação da renovação do contrato de concessão da Malha Sul, com previsão de ocorrer até o final de 2022. As construções fariam parte da contrapartida. Ainda assim, se houver a inclusão dos contornos no pacote, será definido cronograma de implantação.
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