Dois contratos de consultoria para acompanhamento do projeto de macrodrenagem dos rios Itaum e Itaum-mirim foram prorrogados pela prefeitura de Joinville. Os prazos foram ampliados até 2026. Os serviços são referentes às estruturas e à geotecnia dos projetos das obras na zona Sul da cidade. Pelo cronograma do município, o projeto executivo deve ser concluído em 2025, abrindo a possibilidade de que a macrodrenagem venha a ser licitada em 2026 – mas será preciso buscar recursos, afinal, a maior parte da fonte original, o empréstimo com o BID, de 2017, está sendo utilizado em outras obras.
Continua depois da publicidade
Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total
Prevista no Plano Diretor de Drenagem Urbana, de 2011, a macrodrenagem dos rios Itaum e Itaum-mirim começou a ser preparada em 2014, com contratação de estudo de viabilidade. Os demais projetos e estudos começaram a ser contratados entre 2018 e 2019. Os projetos executivos tiveram uma segunda contratação em 2022, com previsão de conclusão no ano que vem.
Como o custo das obras deverá passar de R$ 300 milhões, a macrodrenagem será fatiada. O projeto prevê 45 travessias sobre os dois rios, com 10,8 km de canais artificiais. Em torno de 15 km de vias e calçadas serão pavimentados nas margens dos cursos d’água. As outras macrodrenagens em estudo em Joinville são para os rios Jaguarão e Bucarein. A eventual retomada das obras do rio Mathias vai depender do resultado de perícia em andamento.
Governo de SC lança edital para estudos ambientais para nova rodovia bilionária
Continua depois da publicidade
Investimento em duplicação em SC se aproxima de R$ 1 bilhão; quanto ainda falta
Para quando está prevista nova estação de água de Joinville
Quais partidos lançaram mais candidatos a prefeito, vice e vereador em SC
Quais as cidades de SC com maior “disputa” pelas vagas de vereador
Por que caiu o número de candidatos a vereador em Joinville
Por que o número de candidatos a prefeito caiu no maior colégio eleitoral de SC