Nas próximas semanas, há possibilidade de retomada da construção da nova subestação de energia, obra com contrato assinado em 2016 e parada desde o ano passado. Em maio, rompimento de cabo levou a interrupção parcial no abastecimento de energia. Os bombeiros militares estão orientando o hospital em questões de segurança e prevenção.

Continua depois da publicidade

Em andamento desde o ano passado, a ampliação da UTI do Hospital Regional tem chance de ser concluída até o final do ano. A etapa seguinte será a contratação de pessoal. Com 20 leitos, o novo espaço dobra a capacidade de atendimento da UTI, afinal, hoje são dez vagas. O prazo contratual da obra de R$ 7 milhões se estende até fevereiro de 2020.

Pedido negado à cervejaria

Nesta semana, o Tribunal de Justiça negou pedido de concessão de alvará provisório solicitado por cervejaria instalada na área rural de Joinville, no Vila Nova. Nessa análise, o TJ nem entrou no mérito, só considerou que não tinha mais por que avaliar o recurso porque – depois do ingresso do recurso – saiu sentença em primeira instância (sem conceder o documento).

O estabelecimento instalado na Estrada Motucas foi embargado há quase duas semanas pela Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente por causa da documentação. Há outras possibilidades de recursos judiciais pela empresa. A cervejaria também tenta medidas administrativas.

Licenciamento para central de resíduos da construção civil

A estimativa de conclusão até julho do licenciamento ambiental da central de resíduos da construção civil de Joinville dificilmente será cumprida. A área privada no Morro do Meio continua em análise pela Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, sem prazo de conclusão. O espaço está sendo preparado pela Associação Joinvilense de Condutores de Transporte de Resíduos, a Ajoctre. A entidade vai gerenciar a central, mas haverá participação de terceiros na reciclagem.

Continua depois da publicidade

A definição de um espaço próprio da Ajoctre para receber os resíduos da construção é pauta há anos, mas ganhou mais força com as ações de fiscalização da Polícia Civil, inclusive com apreensão de veículos por descarte ilegal em áreas de preservação. O aterro contará também com equipamentos para fazer a reciclagem do material.

Pedido de revogação de título de Lula

Sargento Lima (PSL) entrou com projeto ontem na Assembleia Legislativa com a sugestão de revogação do título de cidadão catarinense concedido ao ex-presidente Lula em 2008. Na justificativa, o deputado estadual alega que no momento da concessão da homenagem, ainda não haviam sido descobertos os "escândalos de corrupção".

Não deve participar

Pelo formato anunciado até agora, dificilmente a Prefeitura de Joinville vai participar do programa pretendido pelo governo do Estado para recuperar estradas estaduais, com os municípios fazendo o serviço em troca de pagamento pelo Estado. A alegação será de que o município tem de se virar para bancar a manutenção de sua própria malha viária.

Movimento de Ivandro à pré-candidatura

Cotado para concorrer a prefeito de Joinville em outras eleições, desta vez Ivandro de Souza parece mais interessado. Inclusive dá demonstrações em redes sociais, com abordagens de temas envolvendo a Prefeitura. Na última manifestação, defendeu instalação de escritório em Brasília para buscar recursos. Ou seja, está se movimentando como pré-candidato.

Continua depois da publicidade

— Estou entusiasmado com essa possibilidade — diz Ivandro, citando cenário político melhor. Mas o empresário com atuação na construção civil continua sem partido desde a saída do PSDB.

Evidentemente, está conversando com lideranças de partidos. A ida a Brasília durante esta semana fez parte desse movimento.

Passou

A Câmara de Joinville aprovou ontem, em primeira votação, projeto de Jaime Evaristo (PSC) permitindo o uso de servidores e equipamentos da Prefeitura para serviços em áreas particulares atingidas por fenômenos como alagamentos, vendavais, deslizamentos, quedas de árvores etc. Laudo técnico vai apontar se ocorreu realmente o fenômeno e se cabe a intervenção do poder público.

Na discussão, foi lembrado que já há essa atuação em situações emergenciais. Na votação, a base governista votou a favor, ainda que vereadores de oposição tenham alertado sobre a possibilidade de veto pelo prefeito. Como a lei apenas autoriza – e não determina – há chance de ser avalizada pelo Executivo.

Continua depois da publicidade

Executiva

Na segunda-feira, o ex-vereador Levi Rioschi será confirmado como presidente da Democracia Cristã em Joinville.

Conselho

Pelos movimentos nos bastidores, o favoritismo de Marco Antonio Corsini era evidente, a eleição dele para a presidência do Conselho da Cidade de Joinville não surpreende.

Vantagem

No entanto, pela articulação feita por outros grupos, talvez a vitória fosse mais apertada. Mas não foi o que aconteceu e o representante do Sinduscon venceu com 77% dos votos. O mandato vai até 2022.