A construção de pistas para transporte coletivo público na BR-101, como corredor de ônibus, por exemplo, está entre os pedidos enviados para a ANTT para análise nas tratativas de repactuação do contrato de concessão da BR-101 Norte. Na mesma lista, estão solicitações de implantação de ciclovias, faixas para motos e elevados, além do túnel. O atual contrato vai ganhar mais 15 anos, a partir de 2033 (data de vencimento da atual concessão). Na semana passada, o Ministério dos Transportes apresentou a proposta de repactuação, a ser submetida ao Tribunal de Contas da União.
Continua depois da publicidade
Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total
A sugestão de construção de via exclusiva para o transporte coletivo, com mais pistas em relação à atual rodovia, foi enviada pelo colegiado de bancada da Grande Florianópolis na Assembleia Legislativa, formada por deputados da região. O documento aponta atendimento de demanda de uma região com 1,2 milhão de moradores. A via para o transporte coletivo público (o ofício não cita qual o modal, mas atualmente o serviço é oferecido com ônibus) seria na região da Grande Florianópolis – o traçado detalhado não chegou a ser sugerido.
O traçado sugerido da ciclovia a ser construída na BR-101 fica entre as praças de pedágio de Palhoça e Tijucas. A bancada da Grande Florianópolis defende também a construção do túnel no Morro dos Cavalos, novo elevado entre as BRs 101 e 282, implantação de faixa para motocicletas entre Palhoça e Florianópolis e a construção de terceira faixa na rodovia em Biguaçu, até o acesso Norte do contorno de Tijucas.
Decreto traz regras sobre food bikes no comércio ambulante de Joinville
Continua depois da publicidade
Quais trechos em Joinville e região foram avaliados para transporte de passageiros por trens
Joinville terá compra de fuzis para a Guarda Municipal
Plano para construção de hospital de transplantes em SC tem novo passo
Qual o prazo para o Centreventos de Joinville passar a contar com ar-condicionado
Prioridade muda de local e etapa de parque em Joinville tem rescisão antes do início das obras
Após 26 anos, Centreventos de Joinville muda o modelo de gestão