A Secretaria de Saúde de Joinville está iniciando a compra de dois aceleradores lineares, aparelhos utilizados no tratamento do câncer (radioterapia). O edital de R$ 17 milhões será lançado nesta semana e as propostas da licitação internacional serão conhecidas ainda em setembro. A maior parte dos recursos para bancar a aquisição foi repassada pelo Ministério da Saúde, em tratativas iniciadas ainda no ano passado pela prefeitura.
Continua depois da publicidade
> Joinville teve apenas quatro dias sem mortes por coronavírus nos últimos dois meses
Após o início de operação dos novos equipamentos no Hospital São José, será desativado o aparelho instalado em 2011 – foi o primeiro acelerador linear a atender em Joinville. A máquina de cobaltoterapia, pioneira na cidade em radioterapia (foi ativada em 1991), também sairá de operação no hospital com a chegada dos novos aceleradores. Hoje, o aparelho atende 38 pacientes por dia no hospital.
Os novos aceleradores lineares devem entrar em operação no início de 2021. Desde o ano passado, quando o aparelho do São José precisou de reparos e foi desativado, o atendimento pelo SUS é feito em Joinville por serviço privado credenciado pela Secretaria de Saúde.
Continua depois da publicidade
> Apenas 23% dos joinvilenses com sintomas de Covid-19 deixaram de ir ao trabalho