A Secretaria de Saúde de Joinville pretende lançar a licitação para a compra de dois aceleradores lineares, aparelhos usados no tratamento do câncer, ainda em maio. O único equipamento da rede pública, instalado no Hospital Municipal São José desde 2011 não está em operação desde fevereiro e o reparo foi adiado por causa da compra dos novos aceleradores – o custo seria excessivo levando em conta a compra de novos aparelhos. Os equipamentos a serem adquiridos serão instalados no São José.

Continua depois da publicidade

O atendimento em radioterapia aos pacientes do SUS de Joinville está sendo feito em hospitais privados de Joinville e de Jaraguá do Sul credenciados pela secretaria. A quimioterapia, outra modalidade de tratamento, continua sendo realizada no hospital. Os aceleradores, com custo estimado em R$ 9 milhões, serão bancados pelo Ministério da Saúde. A expectativa inicial era de aquisição até o final do ano passado, depois foi feito anúncio de abertura da concorrência em fevereiro, também não atendida.

Joinville ainda não consegue dar início ao tratamento de câncer para todos os pacientes em até 60 dias após o diagnóstico, como determina a lei. No momento em que os dois equipamentos estiverem em operação, o que só deve ocorrer a partir de 2021, aumentam as chances de 100% dos pacientes começarem o tratamento em até dois meses.

Continua depois da publicidade