Nas próximas semanas, Joinville deve oferecer nova modalidade de serviço no transporte coletivo: serão os ônibus “executivos”. Os veículos terão mais conforto, como ar-condicionado (disponível apenas em parte da frota regular), e vão fazer a ligação entre terminais – o terminal central no entanto, não será usado – , com embarques e desembarques no itinerário, em linhas de maior movimento. Ainda há necessidade de decreto da prefeitura para regulamentar o serviço a ser prestado pelas concessionárias do transporte coletivo. A intenção é início da operação até novembro.
Continua depois da publicidade
> O que tem para Joinville e região em plano de mobilidade de SC
> Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp
A passagem no executivo terá custo de R$ 7 (a tarifa é de R$ 4,75 na compra embarcada nos ônibus convencionais). As linhas mais “rápidas” e os veículos diferenciados são a alegação para o valor mais elevado da passagem. Em um primeiro momento, em operação experimental, os ônibus especiais vão atender aos usuários entre as 6h30 e 9h e entre as 16h30 e 20h. São os horários de pico, de maior movimento de passageiros. Os ônibus terão identificação.
A prefeitura de Joinville e as empresas de ônibus estão discutindo o novo serviço, considerado diferenciado, praticamente desde o início do ano. Uma das propostas era de retomada do Pega-fácil, encerrado em 2009. O serviço executivo nasceu dessa discussão, embora a modalidade adotada tenha diferenças com o oferecido no passado.
Continua depois da publicidade
> Dose de reforço da vacina contra Covid em Joinville deve atender 58 mil pessoas em 2021
> Joinville aponta como está a situação de 92 ruas mapeadas para pavimentação
> Em queda, multas por uso do celular no volante em Joinville chegam a 18 por dia