O projeto de reforma do prédio da antiga escola Conselheiro Mafra foi aprovado pela Comissão do Patrimônio Histórico (Coophaam), com recomendações. Agora, será reforçada a busca de recursos para a reforma, estimada em R$ 2,8 milhões – os bombeiros voluntários, detentores da permissão de uso do imóvel, têm R$ 1 milhão reservados para as obras. Uma das buscas pela quantia restante será pela apresentação de emendas parlamentares por deputados e senadores.
Continua depois da publicidade
Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total
Os bombeiros voluntários pretendem instalar cento de treinamento no local. O prédio original é de 1911, com novas alas construídas posteriormente. O colégio Conselheiro Mafra funcionou até o início da década passada. Ainda que o imóvel tenha sido administrado durante mais de 100 anos pelo governo do Estado, a prefeitura manteve a posse porque nunca foi feita a transferência. Desde o encerramento da escola estadual, o espaço foi cogitado para ser sede de uma série de entidades.
Confira mais imagens do projeto de restauro
O projeto de restauro foi submetido à Comphaan porque o imóvel tem status de preservação parcial. As características da fachada serão mantidas, assim como da cobertura, placas de identificação, lousa original e placa de mármore. Conforme descrição na ata da comissão, os banheiros serão demolidos para atendimento de normas de acessibilidade. As escadas serão reforçadas. A estrutura dos pisos deverá substituída, mas com manutenção de maior parte do assoalho. Os forros serão trocados.
Continua depois da publicidade
Quais temas vão entrar nas estratégias de Sargento Lima na disputa em Joinville
“Apreensivos”, empresários de Joinville fazem cobrança sobre BR-101
Como é por dentro da fábrica: cervejaria em Joinville vai retomar visitas com novidades
Como região de SC avança como polo portuário e pode dobrar movimentação de cargas
Por que duplicação em Joinville está recebendo sinalização em sentido único
Acordo milionário sobre ressarcimento afasta “temores” da Águas de Joinville
Colégio de Joinville tem plano para construir prédio de expansão