Os bombeiros militares do Paraná vão utilizar drones com alto-falantes em ações de prevenção e buscas nas praias do Estado. Os dois novos equipamentos, que vão se juntar aos dois aparelhos em operação, contam com alto-falantes com capacidade de reprodução de sons gravados ou em tempo real, holofotes, câmera para longa distância e visão termal, para uso à noite. Em Santa Catarina, houve testes com equipamentos com características semelhantes, em fevereiro.
Continua depois da publicidade
Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total
Com os alto-falantes dos drones, será possível que banhistas sejam alertados, mesmo dentro da água, sobre eventuais riscos, como presença em locais inapropriados ou em situações de perigo, por exemplo. Conforme os bombeiros, podem ser transmitidas mensagens a pessoas desaparecidas, no mar ou em matas fechadas, durante sobrevoos de reconhecimento. As câmeras termais são usadas em buscas noturnas.
Confira imagens do
Continua depois da publicidade
O alto-falante é apontado como “diferencial”, com possibilidade de comunicação em área maior, com menor tempo, além de a transmissão ao vivo de uma ocorrência permitir uma resposta mais rápida. Outra vantagem apontada, conforme divulgado pelo governo do Paraná, foi a economia de recursos, pois, com os aparelhos, é possível fazer a verificação prévia se há necessidade de deslocamento de aeronave ou barco. Os drones têm autonomia de voo de 55 minutos, com altura máxima de voo de 7 mil metros.
Rodovia de SC com movimento de 5 mil caminhões por dia passa por reparos
Índices apontam “diferenças” entre mercados imobiliários das duas maiores cidades de SC
Licitações para asfaltamento de dois trechos de rodovias em SC são suspensas
Parque em antigo cais de Joinville tem empresa definida para obras
Índice mostra posição de Joinville em ranking de valorização de imóveis
Rota para praias em ilha de SC terá projeto para ampliação de capacidade
Joinville ganha população na área rural; quais cidades têm mais moradores no setor em SC