O planejamento para a construção do túnel submerso entre Santos e Guarujá estima o lançamento do edital para as obras no primeiro semestre do ano que vem. A proposta passou por audiências públicas em abril e será submetida ao Tribunal de Contas da União, após a conclusão dos estudos e análises jurídicas. A ligação no litoral paulista tem 870 metros, quase o triplo do túnel entre Itajaí e Navegantes, também submerso, em fases preliminares de preparação do projeto – a ligação em Santa Catarina tem estimativa de contar com 300 metros.
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Proposta quase centenária, a construção do túnel em Santos será feita por meio de parceria público-privada (PPP), em iniciativa do governo do Estado, com participação do governo federal – neste ano, houve inclusão no PAC. O custo da construção e de obras complementares é de próximo de R$ 6 bilhões, em montante a ser dividido entre os governos, com participação da iniciativa privada.
Confira imagens do projeto em SP
A travessia do canal entre as duas cidades é feita atualmente por balsa, uma das mais movimentadas do mundo em transporte de veículos. O acesso entre as duas cidades também pode ser feito via rodoviária, em trajeto de 43 km. Com o túnel, a travessia poderá ser feita em menos de dois minutos. O projeto do túnel definiu três faixas em cada um dos sentidos, com vias para ciclistas e pedestres. Uma faixa será reservada para linha de veículo leve sobre trilhos (VLT).
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O projeto definiu a escavação no fundo do canal, onde será instalado o túnel – que ficará submerso, com 21 metros de profundidade. A vala terá placas de concreto para proteger a estrutura. A etapa seguinte será a instalação de módulos de concreto, a serem fabricados em terra. Após testes de impermeabilidade e vedação, os blocos são levados por rebocadores ao local definitivo.
O processo seguinte será de acoplar os módulos, por meio de equipamentos hidráulicos. Na sequência, o túnel é revestido na área externa com camada de pedras, uma forma de proteção contra acidentes com embarcações. A parte interna é feita na sequência. O planejamento é concluir a obra até 2028.
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