A vacinação contra a Covid em Joinville inicia em 2022 nesta segunda-feira com a aplicação das doses na unidade de saúde do Bucarein. O cronograma inicial é manter o local como único ponto de imunização até quarta, com mais postos oferecendo as vacinas contra o coronavírus a partir de quinta. No entanto, há possibilidade de antecipação da abertura de mais locais para a vacinação, com chance de abrirem antes de quarta. Caso se confirme, a ampliação será comunicada já nesta segunda-feira pela prefeitura.
Continua depois da publicidade
> SC volta a ter regiões em nível alto no mapa de risco da Covid após três semanas no azul
> Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp
Com o recesso, iniciado no dia 22, a prefeitura definiu a unidade do Bucarein como local único de aplicação das doses contra Covid. Na semana passada, devido às filas, foram ampliadas as salas para vacinação. Entre sexta e domingo, assim como ocorreu na semana anterior, o posto esteve fechado. Agora, reabre nesta segunda – todas as demais unidades de saúde também voltam a atender a partir de segunda-feira, mas ainda sem a vacinação contra Covid.
A ampliação do número de locais para a vacinação ocorre a partir de quinta, mas pode ser antecipada se houver doses suficientes. A Secretaria de Saúde de Joinville vai fazer um levantamento da logística. O plano é oferecer as vacinas contra Covid em todas os postos de saúde ainda a partir de janeiro.
Continua depois da publicidade
Com base em estimativa populacional de 503 mil pessoas na atual faixa de vacinação (12 anos ou mais de idade), a cobertura com a primeira dose ou dose única chega a 94% da população da Joinville. No caso da segunda dose ou dose única, alcança perto de 84% dos moradores, pelo mesmo critério da comparação. Já a dose de reforço chegou para 57,4 mil pessoas.
> Ministério diz que vacinação de crianças deve começar em janeiro
> Vacinas aumentam proteção de quem já teve Covid-19, diz estudo