Ainda que nenhum segmento do Estado tenha selecionado para o edital para a contratação de estudos de viabilidade, 12 trechos em Santa Catarina foram até a reta final de análise nacional sobre o transporte de passageiros por trens – há locais nas demais unidades da federação. O diagnóstico, contratado pelo Ministério dos Transportes, serviu de base para a concorrência aberta no mês passado pela Infra.
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A empresa pública ligada ao ministério selecionou seis trechos no País (confira lista abaixo) para os estudos de viabilidade, que deverão apontar quais investimentos terão de ser feitos na infraestrutura ferroviária e os custos para as empresas interessadas em operar, futuramente, as eventuais concessões. Para a Grande Florianópolis, há uma outra frente, com contratação de estudos, pelo Ministério das Cidades e BNDES, para projetos de alta e média capacidade para transporte coletivo, incluindo trens, metrôs, VLTs e BRTs.
Em Santa Catarina, as três linhas de transporte de passageiros por trens são eventuais e têm finalidade turística e cultural – são os passeios entre Piratuba e Marcelino Ramos, Rio Negrinho e Corupá e na região Sul. Entre os 12 trechos no Estado mais bem avaliados no estudo concluído em 2022, cinco são exclusivamente entre cidades catarinenses. Os demais segmentos “eleitos” também passam por SC, mas têm conexão com Paraná ou Rio Grande do Sul.
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A lista inicial tinha um número maior de trechos para a análise, mas foi reduzida após a aplicação de uma série de critérios. A existência de linha férrea é levada em conta, assim como custos para a oferta do serviço de transporte, potencial demanda de passageiros, impacto no turismo, situação da ferrovia, topografia, conexão com demais meios de transporte, importância para o desenvolvimento regional, entre outros temas, foram avaliados no diagnóstico.
A definição dos segmentos aponta uma possibilidade de utilização das ferrovias para o transporte de passageiros, mas somente estudos complementares vão apontar o que é necessário para a viabilidade do serviço. Neste momento, não há previsão de quando os estudos serão contatados.
Trechos mais bem avaliados em SC
Criciúma – Tubarão – Laguna – Imbituba
Joinville – Jaraguá do Sul – Rio Negrinho – Mafra
Cascavel (PR) – Chapecó
Jaraguá do Sul – Joinville
Caçador – Videira
Joinville – São Francisco do Sul
Chapecó – Nonoai (RS)
Capinzal – Lagoa Vermelha (RS)
Curitiba (PR) – Joinville
Curitiba (PR) – Mafra
Concórdia – Erechim (RS)
Criciúma – Porto Alegre (RS)
fonte: diretrizes para o Plano de Desenvolvimento do Transporte Ferroviário de Passageiros
Os trechos escolhidos para edital de estudo de viabilidade, em contratação
Brasília (DF) – Luziânia (GO)
Salvador (BA) – Feira de Santana (BA)
São Luís (MA) – Itapecuru Mirim (MA)
Fortaleza (CE) – Sobral (CE)
Londrina (PR) – Maringá (PR)
Pelotas (RS) – Rio Grande (RS)
fonte: Infra S.A.
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