As obras de construção da Ponte de Guaratuba estão entrando na fase de instalação de estacas. A preparação do canteiro de obras iniciou no final do ano passado e, a partir de maio, com a licença ambiental de instalação, foi a vez de os trabalhos na estrutura da ponte começarem (confira gráfico da etapa inicial das obras). A ligação entre Guaratuba e Matinhos, no litoral paranaense, terá 1.244 metros de extensão. O custo será de R$ 387 milhões, com conclusão no final de 2025.

Continua depois da publicidade

Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total

Os equipamentos para as escavações estão embarcados em balsa. Conforme a assessoria do governo do Paraná, estão previstas 64 estacas, com diâmetro entre 1,8m e 2,2 m. Atualmente, são três estacas em instalação, sendo uma no mar e duas em terra. Conforme a descrição feita pelo DER/PR, as fundações são feitas com guindastes. O martelo hidráulico faz a escavação e logo é colocado um tubo de metal (camisa metálica). A estrutura cruza a areia no fundo do mar, chegando até a rocha.

Confira imagens do projeto e das obras da Ponte de Guaratuba

A etapa seguinte é de escavação do solo com perfuratriz, por dentro da camisa metálica. Um equipamento faz a limpeza do interior antes de serem colocadas as armações de ferro dentro da camisa. A fase final de concretagem. O conjunto em obras agora vai formar a cabeceira da ponte. No canteiro de obras, estão sendo produzidas as peças metálicas e de concreto que serão utilizadas nas obras. A travessia entre as duas cidades continua sendo feita pelo ferryboat.

Continua depois da publicidade

FOTOS: Quando deve ficar pronta duplicação parcial de rodovia estadual no Norte de SC

FOTOS: Como é o passeio do Trem dos Tropeiros, entre SC e PR

Entidade de Joinville é única inscrita em edital para administrar o Centreventos

Sinduscon Joinville escolhe nova diretoria

Por que duplicação no Norte do SC terá de mudar o traçado

SC busca aval para contratação de R$ 1,8 bilhão em financiamentos

Estudo vai apontar se ponte de mil metros entre duas cidades de SC é viável