A PPP montada para a construção do túnel entre Santos e Guarujá é citada pela Fiesc com exemplo de parceria específica para obra de arte especial (obra de grande porte em infraestrutura que transpõe obstáculo), em modelo de concessão que pode ser examinada para o túnel do Morro dos Cavalos, na BR-101. A referência, assim como a construção da ponte entre Salvador e Itaparica, na Bahia, é uma das sugestões da entidade de empresarial para a obra em Santa Catarina –  a inclusão do túnel na concessão da BR-101 Sul também é sugerida. As propostas da federação para as rodovias federais, incluindo mais obras para  a prorrogação das concessões da BRs 101 Norte e 116 foram enviadas ao Ministério dos Transportes e à ANTT, para avaliação.

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A construção do túnel entre Santos e Guarujá já é inspiração para outra obra pretendida em Santa Catarina, o túnel entre Itajaí e Navegantes (em fase de preparação). Com 870 metros de extensão, a ligação no Litoral de São Paulo, será bancada pelos governos federal e estadual, com a participação da iniciativa privada. O planejamento é leiloar a concessão no segundo semestre de 2025. A travessia terá cobrança de pedágio. O investimento na construção do túnel imerso (embaixo d’água) é estimada em R$ 5,9 bilhões. Haverá cobrança de pedágio na travessia.

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Na avaliação da Fiesc, a PPP poderia ser específica para o túnel, com pedágio. Já a proposta de inclusão da obra na concessão da BR-101 Sul na revisão de 2025 seria uma forma de diluir os custos da construção em um contrato de maior duração e com tarifa mais baixa. O túnel proposto é duplo, com 2,2 mil metros de extensão e custo estimado em R$ 1 bilhão. A obra tem possibilidade ainda de ser incluída a repactuação da concessão da BR-101 Norte, mas há temor de impacto expressivo na tarifa do pedágio ou retirada de obras em outros locais do segmento concedido.

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