Nos dias seguintes à morte de Luiz Henrique da Silveira, não faltaram sugestões de homenagens em Joinville, como denominar a Arena ou o Mirante do Boa Vista com o nome do ex-governador e ex-prefeito. Apareceram ainda sugestões de instalação de monumento e, mais adiante, de instituição de medalha cultural. Há dois surgiu a proposta de construção de teatro Luiz Henrique da Silveira na rua Nove de Março, em área do governo do Estado, mas o não há previsão de início das obras.
Continua depois da publicidade
Nenhuma dessas propostas foi adiante, mas depois se concretizaram outras referências para perpetuar o legado de Luiz Henrique na cidade. Joinville foi escolhida por ele na década de 1960 para iniciar a carreira de advogado e dali em diante, a vida política. Neste 25 de fevereiro, data na qual o ex-senador completaria 80 anos de vida, uma lembrança das homenagens a Luiz Henrique na sua Joinville.
A denominação é não é muito conhecida, mas uma rodovia de grande importância para Joinville – ainda que não cruze pelo município – leva o nome de Senador Luiz Henrique da Silveira em toda sua extensão. Trata-se da BR-280, entre São Francisco do Sul e Porto União.
Outra obra viária com nome de Luiz Henrique na cidade é o viaduto da avenida Santos Dumont com a rua Tuiuti, o único na área urbana de Joinville. Curiosamente, LHS não chegou a construir elevados em seus três mandatos com prefeito com a alegação de que o asfaltamento deveria ser a prioridade em infraestrutura.
Outra homenagem na cidade foi concedida em maio de 2017, quando completaram-se dois anos da morte de LHS, após infarto: a escola de ensino médio construída pelo governo do Estado na Parque Guarani tem o nome de Senador Luiz Henrique da Silveira. Nesses quase cinco anos da morte de Luiz Henrique, são essas as homenagens de Joinville.
Continua depois da publicidade