A condição de contar com 489 espécies está motivando mobilização para incentivar o turismo de observação de aves em Joinville. A presença de diferentes ecossistemas, como mangues, florestas e vegetação de altitude também colabora para deixar a atividade mais atraente para receber visitantes, além do público local. A meta é criar em Joinville um polo de observação de aves com projeção internacional, conforme os organizadores.
Continua depois da publicidade
Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total
A iniciativa “Projeto: Ararê – Joinville Cidade Amiga das Aves” é do Clube de Observadores de Aves de Joinville (COA), Clube dos Observadores de Aves da Mata Atlântica – Joinville (Coama), observadores e biólogos – a palavra arerê é de origem tupi, com significado de “amigo das aves”. O principal objetivo é a preservação do meio ambiente do município, em especial das aves.
Exemplo de espécies vistas em Joinville
A outra meta é o desenvolvimento econômico do turismo ligado à observação. Na lista de iniciativas do projeto, estão a educação ambiental para incentivar o interesse pela observação de aves, implantação de áreas públicas para observação, como o Parque Caieira, por exemplo, criação de áreas privadas para o setor e atração de observadores de outros locais para Joinville.
Continua depois da publicidade
O observador Wellington Marcos Machado cita que a diversidade de espécies em Joinville já tem atraído visitantes, inclusive de outros países. Para ele, o potencial de crescimento da observação de aves é alto pelas condições privilegiadas da cidade. A Secretaria de Cultura e Turismo de Joinville tem apoiado as iniciativas do projeto.
Qual o limite de gastos para candidatos a prefeito e vereador em Joinville
Prorrogação aponta mais tempo para sair licitação do ônibus em Joinville
Ilhas fazem parte de cessão de áreas da União para parque em SC
Expansão urbana de 4,5 mil hectares em Joinville terá mudanças na Câmara
Simulações “antecipam” como serão manobras em ampliações de portos em SC
Com fatia de 10% nos deslocamentos, frota de duas rodas em Joinville chega a 80 mil motos
Preparação para duas concessões em Joinville entra em nova etapa