A construção de um supermercado municipal esteve nos planos da prefeitura de Joinville, na década de 1960. O terreno foi desapropriado e comissão elaborou projeto de construção, com detalhes para ocupação da futura edificação e desenho do projeto arquitetônico. No entanto, o plano não foi adiante e a área recebeu o atual camelódromo, ainda nos anos 1990, além de praça.
Continua depois da publicidade
Entre na comunidade do WhatsApp de Colunistas do NSC Total
O projeto do supermercado municipal teria 32 boxes e 20 lojas, além de depósitos, além de frigoríficos. De certa forma, seria um mercado público ampliado, com os boxes sendo usados temporariamente, em vez de utilização permanente. Seria a modernização de antigo galpão, perto dali, junto ao rio Cachoeira, usado para as feiras livres. Os “stands” vendiam verduras, frutas, carnes, linguiças e peixes, além de carrinhos de produtores vindos do Rio Bonito e Estrada Schroeder – e até de Curitiba. A proposta era para que Joinville contasse com um supermercado como em “grandes cidades e capitais do País”.
Confira mais imagens do antigo projeto
O modelo de feira livre, com produtos mais baratos pela venda direta pelos produtores (que também tinha ganho maior, sem intermediação), não vinha apresentando os resultados esperados. A maioria das compras de hortifrutigranjeiros era realizada nas quitandas e Joinville mantinha, à época, de entrega dos produtos de forma direta aos fregueses. A prefeitura queria construir uma estrutura maior para atender ao crescimento da cidade. O avanço populacional veio – Joinville passou de 70 mil para 126 mil moradores entre os anos 60 e 70. No entanto, a tarefa do abastecimento ficou com a iniciativa privada.
Continua depois da publicidade
Meta do Plano de Mobilidade de Joinville, “liderança” dos ônibus sobre carros está distante
Modelo inédito no País para alargar praia em SC aguarda dragagem de R$ 300 milhões em porto
Novo atraso deve deixar resultado da licitação do ônibus para final do ano
Quais os próximos trechos a serem liberados em duplicação em SC
O que falta para a volta das obras na duplicação da BR-280 entre São Francisco e Araquari
Estudos sobre concessão da Arena Joinville podem avaliar shopping e hotel
Após polêmica com prestação de contas, nova parcela para hospital em Joinville será repassada