Incluídos na lista dos trechos com viabilidade para a retomada do transporte ferroviário de passageiros, em estudo elaborado pelo Ministério dos Transportes, os segmentos entre Joinville, Jaraguá do Sul e São Francisco do Sul tiveram operações regulares até 1991. Naquele momento, a linha entre Corupá e São Francisco do Sul era realizado por meio das litorinas, vagões com motor próprio. Até houve, por um período, a continuidade de viagens em finais de semana, assim como as passagens de trens turísticos, mas o serviço regular oferecido até aquele início da década de 90 não retornaria mais. Neste momento, não há nenhuma previsão de retomada.

Continua depois da publicidade

Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total

O transporte de passageiros pela litorina foi interrompido pela RFFSA porque o transporte de cargas ganhou ainda mais prioridade. O objetivo da antiga estatal do setor ferroviário era atingir a marca de um milhão de toneladas levadas ao Porto de São Francisco do Sul por ano – atualmente, são mais de três milhões de toneladas anuais. Sem a litorina no caminho, a ferrovia ficaria mais “operacional” para os trens de carga.

Além disso, conforme apuraram pesquisadores, havia os custos com a manutenção dos veículos e a procura já não era a mesma de anos anteriores. O cancelamento do serviço trouxe protestos de comunidades que só tinham a litorina como meio de transporte público, como no interior de Guaramirim, por exemplo. Mas, pela cobertura da imprensa da época, não provocou a comoção que se esperaria com o fim do um transporte lembrado com tanta nostalgia atualmente.

Continua depois da publicidade

A litorina percorria diariamente o trecho entre Corupá e São Francisco do Sul, passando por Jaraguá do Sul (duas paradas), Guaramirim, Joinville e Araquari. A capacidade era de 48 passageiros, com velocidade máxima de 45 km/h. As litorinas tiveram predecessoras, mas o apogeu do transporte de passageiros por ferrovias no Norte de Santa Catarina ocorreu por meio de trens mistos, para pessoas e cargas, principalmente na primeira metade do século passado.

Quais as chances de Joinville contar com contorno da BR-101

Desafio do asfalto em Joinville chega a 600 km

Porto de SC passa a contar com maior frota de caminhões elétricos entre terminais

Quantos estabelecimentos de comércio e serviços estão instalados em Joinville, por bairro

Novo binário de Joinville deve levar mais tempo para ficar pronto

Como Joinville busca virar polo internacional em setor de turismo ambiental

Qual o limite de gastos para candidatos a prefeito e vereador em Joinville