Na primeira chuva de maior intensidade desde a instalação, ocorrida na quarta-feira, a grade no rio Mathias reteve grande quantidade de lixo. Pelas redes sociais, o prefeito Adriano Silva mostrou também imagem do local limpo nesta sexta-feira, com a remoção de resíduos (o trabalho é feito por equipes da prefeitura). Não há definição se grades de retenção serão colocadas em outros afluentes do rio Cachoeira.
Continua depois da publicidade
> Antigo terminal de passageiros em Joinville pode receber cais flutuante
> Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp
As grades foram instaladas no rio Mathias no mês passado. O ponto escolhido fica na praça Dario Salles, próximo do encontro com o rio Cachoeira. O objetivo foi de reter resíduos. As estruturas de metal foram a forma encontrada para evitar que o lixo chegasse até as comportas da vizinha estação de bombeamento da macrodrenagem do rio Mathias.
Com a paralisação das obras do Mathias, a instalação da estação não foi concluída e, portanto, não está em operação. Mas água passa pelas comportas flap colocadas em 2019. Para a retenção no Mathias, foram usadas grades previstas originalmente para o sistema Flotflux, de despoluição do rio Cachoeira. As estruturas foram desmontadas ainda na primeira década dos anos 2000.
Continua depois da publicidade
> Joinville prepara novo modelo de sinalização para o turismo
> Joinville quer dobrar extensão de corredores de ônibus; hoje são 31 km
> Adriano Silva vê “erro” de quem defende contenção do crescimento de Joinville
> Sai licença ambiental para ponte de R$ 250 milhões em Joinville
> Projeto em Joinville quer oferta de videochamadas para pacientes internados
> Escolas de Joinville deverão contar com mais assistentes sociais e psicólogos