Sem mudanças no traçado original, o novo contorno ferroviário de São Francisco do Sul vai utilizar o viaduto construído há mais de uma década, um dos símbolos do atraso de obras na região Norte. O edital para a retomada das obras foi lançado nesta semana pelo DNT, com contratação do projeto executivo e da construção do novo ramal de quase 9 quilômetros. Já o contorno de Joinville, outra obra para a retirada dos trens de carga do perímetro urbano e, também, paralisada desde 2011, não há previsão de nova licitação.
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O viaduto inacabado em São Francisco do Sul ficou conhecido, de forma pejorativa, como “maior mesa de sinuca do mundo”, expressão que chegou a ser registrada em relatório de fiscalização do Tribunal de Contas da União – equipe de auditoria esteve no local e ouviu manifestações da população. A estrutura fica na SC-415, perto da rotatória com a BR-280. A estrada é de acesso aos balneários de São Francisco.
As obras pararam em 2011 para a revisão do projeto. Um novo projeto básico foi elaborado e, com a inclusão de recursos no orçamento da União, o DNIT preparou a licitação, aberta nesta semana. A expectativa é de volta das obras no início de 2024, com conclusão em 2027. No caso do contorno de Joinville, um novo projeto deve ser contratado neste segundo semestre.
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