Em vigor há dez dias em Joinville, a previsão de multa em caso de não utilização da máscara ainda não se confirmou em aplicação da punição. A prefeitura de Joinville alega que a primeira providência da fiscalização é a orientação para uso da proteção contra o coronavírus, o que tem sido atendido pelas pessoas alertadas. Mas se houver negativa, a punição será aplicada.

Continua depois da publicidade

> Em dois meses, vacinação contra Covid-19 em Joinville chega a 22,2 mil pessoas

> Justiça determina em Joinville maior fiscalização no transporte coletivo

> Foco da transmissão da mutação do coronavírus em Joinville é identificado, diz prefeitura

> Quer receber notícias de Joinville e Norte de SC por WhatsApp? Clique aqui

Continua depois da publicidade

O uso de máscaras em espaços de atendimento ao público, transporte coletivo e nas ruas é obrigatório desde o ano passado em Joinville. No decreto de 9 de março, quando a prefeitura determinou uma série de medidas adicionais para buscar a redução da possibilidade de contágio, foi determinada a multa de R$ 3,4 mil, equivalente a 11 UPMs.

> MP quer providências sobre maquinário sem uso em Joinville

> Prefeitura de Joinville aguarda desfecho de disputa para liberar lote de obras

O texto do decreto aponta como “obrigatório manter boca e nariz cobertos por máscara de proteção individual”. Nesta sexta-feira, o governo do Estado vai publicar decreto também prevendo multa para quem não usar máscaras em locais públicos e, também, em espaços fechados de atendimento ao público. Como o decreto municipal é mais restritivo, vale em Joinville a multa determinada pela prefeitura – pelo menos é esse entendimento até a tarde desta sexta-feira, o município vai avaliar o decreto estadual.

> Equipe de Manaus chega a Joinville para ajudar no enfrentamento da Covid-19

> Joinville começa vacinação de idosos com mais de 75 anos contra Covid-19