A construção do túnel duplo na BR-280, no Norte de Santa Catarina, está na fase de drenagem, pavimentação e sinalização. As próximas etapas das obras prevêem instalação de equipamentos e sistemas operacionais, conforme o DNIT/SC. O contrato do lote do qual o túnel faz parte tem duração até o final de 2025, com possibilidade de prorrogação. A abertura do local ao tráfego vai depender da conclusão dos segmentos de acesso.
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A construção do túnel no Morro do Vieira, em nova ligação entre Jaraguá do Sul e Schroeder, faz parte do lote 2.2 da duplicação da BR-280. É o lote de maior custo entre os três da ampliação da rodovia federal entre São Francisco do Sul e Jaraguá do Sul. O lote tem contrato de R$ 977 milhões para as obras, sem contar as despesas com projetos, supervisão e desapropriações. Até agora, 64% dos trabalhos previstos foram executados, com desembolso de R$ 621 milhões. Houve liberação ao tráfego de trecho em um dos sentidos, nas proximidades do acesso à Rodovia do Arroz.
Confira imagens das obras do túnel duplo
O lote 2.2 tem 24 km de expansão, em traçado novo (contorno) da BR-280 na região de Jaraguá do Sul. Na prática, se trata de nova estrada. O túnel é duplo, com 1.040 metros de comprimento do lado direito e 1.070 metros do lado esquerdo. Em uma comparação, o túnel do Morro do Boi, na BR-101, tem 1.007 metros de extensão. A opção pelo túnel foi para permitir o contorno urbano e reduzir a área de Mata Atlântica a ser suprimida.
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