Apresentada aos moradores da Estrada Blumenau, a nova ponte Alfonso Altrack sobre o rio Piraí vai substituir a última ponte de madeira do Vila Nova, em Joinville. A nova estrutura ainda não tem prazo para ser construído porque é preciso contratar o projeto executivo e depois preparar o edital para as obras. A construção também passa por tratativas com o Ministério Público de Santa Catarina, autor de ação apresentada em 2018 sobre a preservação da ponte antiga.

Continua depois da publicidade

Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp

A ponte prevista terá 12 metros de largura e não será coberta. O local deverá contar com memorial com referências às antigas ligações. A ponte inicial foi construída em 1866, com reconstruções em 1871 e 1936. Em 2005, a ponte foi reconstruída novamente, com tombamento da cobertura pelo patrimônio histórico. A cobertura foi destruída por vendaval em 2015.

Para a construção de nova ponte de concreto, a prefeitura de Joinville chegou a sugerir, em 2016, o “destombamento” de imóveis sem condições de restauração, mas o projeto de lei enfrentou resistências e foi retirado da Câmara de Joinville. A proposta é de nova ponte, com memorial para lembrar a estrutura antiga, tombada pelo patrimônio histórico.

O que provoca erosões em ruas em Joinville e como é possível reduzir os casos

Continua depois da publicidade

Perto de completar dois anos, acordo da Vigorelli tem nova etapa

Segundo colocado em 2016 e 2020, PSD não deve ter candidato a prefeito em Joinville em 2024

Por que há urgência em Joinville em projeto sobre Minha Casa, Minha Vida

Análise de contratação pela prefeitura de Joinville é arquivada

Lei ambiental de Joinville tem apoio de grupo de entidades