O número de domicílios sem ocupação em Joinville surpreendeu pelo avanço em relação ao recenseamento anterior, mas, ainda assim, a proporção está abaixo da média do País, Estado ou mesmo entre as maiores cidades. O Censo 2022 apontou 26,6 mil moradias vagas ou com uso ocasional em Joinville (o IBGE faz distinção entre as duas modalidades, ainda que enquadradas como não ocupação).
Continua depois da publicidade
Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp
No levantamento anterior, era 14,6 mil imóveis. Proporcionalmente, em relação ao total de domicílios, o índice de desocupação em Joinville passou de 8,3% para 10,6%. Se for levada em conta somente os vagos, sem contabilizar os de uso ocasional, Joinville tem índice superior ao registrado em Santa Catarina, mas abaixo da média nacional e de maiores cidades.
Na média, Brasil e Santa Catarina tem ocupação de 80% das moradias, enquanto Joinville registra 89%. No grupo das 100 maiores cidades do País, apenas em Boa Vista (RR) e em um grupo de municípios das regiões metropolitanas do Rio (São João do Meriti e Belford Roxo) e de São Paulo (Carapicuíba, Osasco, São Bernardo do Campo e Diadema), o índice de moradias desocupadas (vagas e de uso ocasional) é menor do que Joinville.
Mesmo que se forem comparados somente os imóveis vagos, sem incluir os ocupados de forma ocasional, a diferença cai, ainda que Joinville fique abaixo da média nacional: são 12,6% das moradias vagas no País e 9,1% na cidade. Já na comparação com o Estado, a situação se inverte, com menor índice (8,8%) de residências vagas em Santa Catarina. Entre as 100 maiores cidades, somente em dez delas o índice de imóveis vagos é menor do que o registrado em Joinville. O município catarinense teve avanço de 80% em domicílios vagos em relação a 2010.
Continua depois da publicidade
A futura divulgação dos dados de imóveis por bairros e perfis (casa, apartamento etc.) permitirá avaliar melhor o que motivou o maior número de moradias vazias em Joinville – ainda que já seja possível concluir que, de certa forma, é consequência também do aumento geral da quantidade de domicílios.
Ex-Plano 1000, obra na zona Sul de Joinville tem licitação concluída e vai custar R$ 12,6 mi
Licitação do ônibus em Joinville vai buscar renovação da frota
Qual será a população de Joinville em dez anos, se atual ritmo continuar
Com nota baixa, abrigos de ônibus de Joinville vão entrar na licitação do transporte
Adriano Silva se manifesta após decisão do TSE sobre Bolsonaro
Proposta na Câmara de Joinville quer declarar “Marcha para Jesus” como patrimônio cultural
Terraplanagem para primeiro prédio do Cidade das Águas avança em Joinville