A regulamentação de outras expansões urbanas vai levar à criação de mais bairros em Joinville. Neste momento, está em tramitação a proposta para a instalação dos bairros Vale Verde e Marinas, dentro da expansão Proteção da Paisagem Campestre na região Norte. A próxima expansão a ter lei específica sobre regras de utilização, a Sul terá a denominação será de Polo Intermodal Babitonga (PIB). O nome inclusive está previsto no projeto enviado pelo Executivo ao Legislativo. A proposta está em fase final de tramitação na Câmara de Vereadores. Há ainda outras cinco áreas de expansão urbana já criadas em Joinville à espera de leis de regulamentação – os projetos devem ser enviados à Câmara em 2025.

Continua depois da publicidade

Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total

A denominação de Polo Intermodal Babitonga faz referência ao perfil mais logístico e industrial pretendida para a área de expansão à baía próxima. A expansão de 3,2 mil hectares é cruzada pela BR-101 e fica próxima da BR-280, além da vizinhança com Araquari e Guaramirim. As duas rodovias federais, a ferrovia em operação e a proximidade com o complexo portuário de São Francisco do Sul garantem a intermodalidade da expansão.

Estudo da prefeitura apontou possibilidades para uso na expansão Sul

A proposta é de definição de três setores de desenvolvimento, com instalação de condomínios industriais, com serviços, comércios e atividades de educação e tecnologia. Dois dos setores tem previsão de uso residencial, de forma mais limitada do que na expansão Paisagem Campestre, mais voltada para loteamentos. A área reservada para o campus da UFSC, com obras paradas há mais de uma década, está no perímetro da expansão Sul.

Continua depois da publicidade

O uso urbano, com mais atividades econômicas, das áreas rurais implica em pagamento de outorga à prefeitura, o que pode ser feito por meio de obras de infraestrutura, por exemplo (modelo de operação consorciada). A eventual instalação de condomínios industriais e logísticos no polo intermodal vai depender do interesse do mercado, afinal, são áreas privadas.

Emprego na indústria em SC tem avanço; quais cidades abriram mais de mil vagas no ano

20 anos após inauguração, estádio em Joinville tem nome oficial

Leilão de veículos da prefeitura de Joinville tem carros a partir da faixa de R$ 400

Por que 50 km de estradas vão deixar de ser rurais em Joinville; confira lista

Gargalo em rodovia em SC leva à formação de grupo de monitoramento

Ponte de R$ 310 milhões em obras em Joinville “motiva” projeto para nova via

Rodovia federal em SC ganha concreto em 46 km de pista