Joinville tem possibilidade de aumentar a bancada de três para cinco deputados estaduais em 2025, ainda que de forma temporária. O futuro quarto parlamentar, Maurício Peixer (PL), está com a vaga assegurada, de forma efetiva, por causa da eleição de deputados do partido para prefeituras. A quinta vaga deverá ser ocupada por Adilson Girardi (MDB). O vereador reeleito é o quarto suplente do partido na Assembleia.
Continua depois da publicidade
Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total
O MDB já tem suplente em exercício (o titular Jerry Comper ocupa uma secretaria estadual) e pelo menos mais um deputado emedebista deve ocupar uma secretaria. Adilson Girardi deve permanecer por quatro meses na Assembleia, a partir do início do 2025, em rodízio do MDB, conforme o vereador. Girardi poderá exercer o mandato temporário de deputado e retornar à Câmara porque lei municipal de Joinville foi alterada em 2022: antes da mudança, vereador que fosse empossado como deputado, ainda que para exercício do mandato de forma temporária, tinha que renunciar ao cargo no Legislativo municipal. Maurício Peixer, por exemplo, voltou para a Câmara de Vereadores após período na Assembleia.
O MDB de Joinville deverá terá suplentes assumindo na Câmara em Joinville, também em sistema de rodízio. Os demais deputados com base eleitoral em Joinville são Fernando Krelling (MDB), Matheus Cadorin (Novo) e Sargento Lima (PL), eleitos em 2022 – nas últimas seis eleições, Joinville elegeu três estaduais por disputa.
Em seis meses de obras, construção de ponte de 1,2 km no litoral do PR tem 27% de execução
Continua depois da publicidade
Câmara de Joinville aprova aumento no número de assessores; como foi a votação
Estudo para avaliar nova ponte de mil metros sobre o mar em SC ganha prazo
Com um dos lotes parado, duplicação em SC terá custo de mais R$ 700 mi até ficar pronta
Quantos novos pontos de iluminação pública precisam ser instalados em Joinville
Rodovia em SC recebe camada de concreto
SC tem mais um passo para contratar R$ 1,7 bilhão para estradas